Fale conosco
+55 21 2042-1254 - RJ
+55 11 4200-8218 - SP
contato@4mstech.com
Voltar

Microsoft Viva: experiência do funcionário no trabalho híbrido

Plataforma da Microsoft para uma melhor experiência do funcionário

Com a pandemia e a adoção do trabalho remoto da noite para o dia em 2020, a chamada experiência do funcionário (EXP) passou a ter um outro papel na estratégia das organizações. Afinal, com o colaborador remoto sofrendo todo tipo de pressão – isolamento social, burnout etc. – sua produtividade poderia ser afetada e, consequentemente, a produtividade das empresas.

E agora, com o avanço da vacinação e o gradual retorno aos escritórios, a importância da EXP se mantém ou até aumentou, dada a necessidade de integração entre os colaboradores presenciais e os que estão em casa. Como é possível usar a tecnologia para prover a melhor experiência possível para o funcionário, prevenindo seu esgotamento, aumentando sua produtividade, retendo talentos e ainda extraindo insights para a área de negócio?

Nesse blog post, vamos explorar um pouco o Microsoft Viva, uma das apostas da Microsoft – parceira estratégica da 4MSTech – para o modelo de trabalho híbrido. Confira!

 O que é o Microsoft Viva?

Basicamente, o Microsoft Viva é uma plataforma de experiência do funcionário que reúne comunicações, conhecimento, aprendizado, recursos e insights em seu próprio fluxo de trabalho. Baseado no Microsoft 365 e no Microsoft Teams, o Viva promove uma cultura que capacita as pessoas e equipes a dar o melhor de si em praticamente qualquer lugar, tanto no escritório, quanto no home office.

Lançada em fevereiro de 2021, a plataforma foi disponibilizada (de modo restrito, à princípio) em quatro módulos: Conexões do Viva, Insights do Viva, Tópicos do Viva e Aprendizagem do Viva. Já no começo de novembro, a Microsoft anunciou que os módulos já estão disponíveis para uso geral e, com a compra de apenas um plano do Viva, as empresas têm acesso a todos eles, agora também com uma experiência centralizada para o administrador de TI.

No lançamento, Satya Nadella, CEO da Microsoft, afirmou: “Toda empresa vai exigir uma experiência do funcionário unificada, da contratação e colaboração ao aprendizado contínuo e crescimento. Todas essas funções não podem funcionar em silos. Como manter as pessoas conectadas a sua missão e seu propósito? Como você cria e sustenta a cultura digitalmente?”.

Módulos do Microsoft Viva

O grande segredo do Microsoft Viva é sua capacidade de se conectar, extrair dados e unificar o fluxo de trabalho por diversas ferramentas da Microsoft – do Outlook até o Teams e o SharePoint. Mais ainda: a plataforma é capaz de se integrar a diversas outras soluções do mercado, como Zoom, Slack, ServiceNow e WorkDay. Confira em detalhes seus módulos:

  • Conexões do Viva: fornece um gateway personalizado para seu local de trabalho digital, onde os funcionários podem acessar comunicações internas e recursos da empresa, como políticas e benefícios, e participar de comunidades como grupos de funcionários, tudo a partir de um único aplicativo personalizável no Microsoft Teams. É uma verdadeira intranet ao alcance das suas mãos.  
  • Insights do Viva: fornece a profissionais, gerentes e líderes insights personalizados e acionáveis que ajudam todos na organização a prosperar. As experiências pessoais, visíveis apenas para o funcionário, ajudam a proteger o tempo para pausas regulares, focar no trabalho e na aprendizagem, bem como fortalecer as relações com os colegas. Gestores e líderes podem ver tendências ao nível de equipe e da organização como um todo, bem como obter recomendações para equilibrar melhor a produtividade e o bem-estar.  As observações são geradas a partir de dados agregados sem identificação para manter a privacidade pessoal.  
  • Tópicos do Viva: proporciona uma experiência de descoberta de conhecimento que ajuda os funcionários a se conectarem a informações e especialistas espalhados por toda a empresa. Usando IA para entender os dados do Microsoft 365 da empresa, o Tópicos do Viva traz automaticamente à tona cartões de tópicos em conversas e documentos através do Microsoft 365 e do Teams. Ao clicar num cartão, é aberta uma página de tópico com documentos, conversas, pessoas e vídeos relacionados ao tema. 
  • Aprendizagem do Viva: facilita a detecção e o acesso às oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional no fluxo de trabalho. Ela reúne num único local todos os recursos de aprendizagem disponíveis na organização, incluindo conteúdo do LinkedIn Learning, Microsoft Learn e de terceiros, como Skillsoft, Coursera, PluralSight e edX, além de uma biblioteca de conteúdos da própria organização.

Adoção do Microsoft Viva

É possível adotar os módulos do Viva e serviços adicionais de forma separada ou contratar todo o pacote da plataforma, aí com preços mais vantajosos. Para 2022, o Viva fornecerá acesso a um novo módulo impulsionado pela recente aquisição pela Microsoft da Ally.io, uma empresa de objetivos e resultados chave (OKR).

Seja para melhorar a experiência do funcionário no modelo de trabalho híbrido, seja para ajudar pessoas e equipes a alinhar e alcançar melhores resultados de negócios, o Microsoft Viva pode te ajudar (e muito). E aí, se interessou? Entre em contato com os experts da 4MSTech e saiba como podemos te ajudá-lo na adoção da plataforma.

Capital Informacao
Capital Informacao

Nós usamos cookies para criar uma melhor experiência para você. Política de Privacidade