Cases

CASOS DE DESTAQUE EM AZURE DA 4MSTECH

Hortifruti Case Azure

Cliente: Hortifruti – O Natural da Terra

Segmento: Varejo – Alimentos

Localidade: Brasil (1.8M clientes)

5.000 funcionários

Data de Término do Projeto: junho/2019

Tipo de Projeto: Datacenter Migration

Desafios: A Hortifruti – O Natural da Terra hospedava seus sistemas em um Datacenter próprio, sem capacidade disponível para crescimento, e necessitava acelerar seus processos de transformação digital. Alguns sistemas rodavam em Windows 2008 e enfrentavam o fim do suporte. Devido à operação de logística ser intensa, as janelas de migração disponíveis durante o projeto eram bem pequenas e havia pouca margem para desvios.

Solução: A 4MSTech, com sua experiência em migrações complexas, efetuou a migração (Rehost) de mais de 50 máquinas virtuais para o Azure, rodando Windows Server, SQL Server, SAP, sistemas de POS e de operação das lojas. A ferramenta de migração utilizada foi o Azure Site Recovery (ASR) em sua maioria, exceto alguns ambientes Linux onde foi feita a migração manual do disco virtual. A migração ocorreu sem impacto nas operações de logística da empresa, e foi possível através da total integração entre os times da 4MStech e da Hortifruti.

Benefícios: Um ambiente no Azure com suporte estendido do Windows 2008, escalabilidade de nuvem e disponibilidade de recursos como serviço para agilizar a transformação do negócio.

Raizen

Cliente: Raízen

Segmento: Energia

Localidade: Brasil e Argentina

29.000 funcionários

Data de Término do Projeto: abril/2019

Tipo de Projeto: Windows Virtual Desktop (WVD)

Caso: Por conta da pandemia de COVID-19, a Raízen se viu às voltas com a necessidade urgente de disponibilizar um ambiente computacional para grande parte dos funcionários que utilizavam somente desktops. Através da solução de Windows Virtual Desktop da Microsoft, a 4MSTech configurou em 1 semana um ambiente compartilhado para até 1000 usuários, com todos os requisitos de segurança da organização, permitindo que mesmo a partir de computadores pessoais ou tablets os funcionários tenham um ambiente de trabalho com performance adequada às suas necessidades.

Cliente: IRB Brasil RE

Segmento: Seguros

Localidade: Brasil

500 funcionários

Data de Término do Projeto: junho/2019

Tipo de Projeto: Datacenter Migration

Desafio: O IRB Brasil RE decidiu começar a Jornada para Cloud migrando alguns sistemas legados para o Azure, porém não sabia exatamente quais sistemas seriam os melhores candidatos e como seria feita a migração com menor impacto nos mesmos.

Solução:  A 4MSTech fez o assessment inicial do ambiente, apoiou na escolha das aplicações a serem migradas e montou o Business Case de migração juntamente com a Microsoft. O projeto contemplou a migração (Rehost) de aproximadamente 20 máquinas virtuais para o Azure, rodando Windows Server, Red Hat Linux, Sharepoint e sistemas legados, utilizando o Azure Site Recovery (ASR). O Oracle Database foi migrado a partir de um servidor AIX através de ferramentas da Oracle e o SQL Server foi migrado para uma Managed Instance (Refactor) através de ferramentas do SQL Server.

Benefícios: Ambiente novo em Azure, preparado para suportar a migração de outros sistemas, com escalabilidade, menor TCO para administração (SQL Server) e ambiente moderno (Oracle em Red Hat Linux versus AIX).

Cliente: Fintech

Segmento: Financeiro

Localidade: Brasil

6.500 funcionários

Data de Término do Projeto: março/2019

Tipo de Projeto: Datacenter Migration

Desafio: Uma Fintech brasileira, do mercado adquirente de cartões de crédito, estourou todos os prazos de extensão contratual com o provedor de Datacenter nos Estados Unidos e se viu às voltas com a urgência de migrar todas as aproximadamente 700 máquinas virtuais que estavam lá em menos de 2 meses.

Solução:  A 4MSTech aceitou o desafio juntamente com a Microsoft, e com um time composto de recursos 4MSTech, do cliente e da Microsoft concluiu a migração em tempo recorde de 3 semanas. Foi utilizado o Azure Site Recovery para migração de ambientes em Windows Server, Red Hat Linux, SQL Server, com aplicações de diversos setores do cliente. Em alguns casos o ASR foi levado ao limite com ajustes que permitiram máquinas virtuais Linux com containers serem migradas, o que originariamente não seria suportado. Em vários ambientes Linux antigos foi feita a migração manual dos discos virtuais.

Benefícios: Ambiente funcional no Azure disponível em tempo de devolver o Datacenter antigo, sem problemas contratuais.

Cliente: Transportadora de Combustíveis

Segmento: Óleo e Gás

Localidade: Brasil

6.900 funcionários

Data de Término do Projeto: março/2020

Tipo de Projeto: Datacenter Migration

Desafio: Uma empresa pública brasileira transportadora de combustíveis, do mercado de Óleo e Gás, teve ser separada da holding do grupo buscando a privatização, o que envolvia extrair os seus dados (carve-out) de vários sistemas de TI corporativos em comum entre as empresas, hospedados em ambientes on-premises.

Solução:  A 4MSTech entregou um ambiente de Datacenter completo no Azure, e efetuou a migração (Rehost) de diversos sistemas corporativos rodando em Windows Server, SQL Server, em um total de aproximadamente 100 máquinas virtuais. Neste projeto também foi feita a migração (Refactor) de ambiente Oracle em SQL Server rodando em SQL Server Managed Instances. Foi utilizado o Azure Site Recovery (ASR) como ferramenta de migração em sua maioria, mas também foi feito o redeploy de alguns sistemas que necessitavam de transformação, aproveitando para atualizar versões de sistema operacional e componentes.

Benefícios: Ambiente funcional no Azure para as aplicações corporativas, permitindo a separação funcional entre a TI das empresas.

Entre em Contato